sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sexta-feira é dia de Oxalá!

Orixá da criação, representa o mais alto na hierarquia dos Orixás, tendo como contraparte nosso Mestre Jesus, o médium supremo.

É cultuado como o Senhor de todas as coisas e do universo, pois é Ele quem ordena aos Orixás que venham ajudar seus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm à Terra. Sua imagem é a de Jesus Cristo, sem a cruz e de braços abertos.

Como Orixá na Umbanda e no Candomblé, Oxalá se apresenta sob três formas:

OXAGUIAN
O Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.

OXALÁ
Sincretizado com Jesus Cristo.

OXALUFAN
O Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.


Oxalufan, Oxalufã, Oxalufon ou Orixalá

É considerado um Oxalá muito velho e sábio, é a primeira forma de Orixá que foi criada por Olorun no início dos tempos, sendo assim associado ao ar que existia antes da criação da Terra e também à água do início da existência. Detém o axé da criação de todos os seres da Terra, representando a fer­tilidade masculina.

Veste-se inteiramente de branco, sendo responsável pela manutenção da paz e da tranqüilidade entre os seres criados. Representa a maturidade, a sabedoria e o equilíbrio. O raciocínio e a constante reflexão sobre todos os aspectos da sua existência é a grande contribuição desse Orixá para os seres humanos

Curvado pelos anos, anda com dificuldade e hesitação. Ele apóia seus passos cambaleantes sobre um opaxorô (ou paxorô), grande cajado de metal branco com três pratos, que simbolizam a sua supremacia sobre os mundos dos seres humanos, dos espíritos e dos orixás. O pássaro, que está pousado na ponta do opaxorô, é um mensageiro que faz a ligação entre esses mundos. Com esses pratos, Oxalá carrega e distribui o alimento sagrado para todos os seres humanos e seres encantados. Os pingentes, que estão presos aos pratos, simbolizam os presentes que lhe eram ofertados nos diferentes lugares por onde passou em suas caminhadas pelo mundo.

O alá é um outro símbolo de Oxalufan, que consiste num pano branco usado para protegê-lo do calor, bem como abrigar, sob sua proteção, todos os seres criados. Serve também para representar a separação entre a Terra e o céu.

Oxaguian ou Oxanguiã

É apontado como o Oxalá jovem, “o moço”, o aspecto guerreiro de Oxalá que carrega uma espada cheio de vigor e nobreza. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. É o provedor, o guerreiro da paz, é forte, astuto e conquistador. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos. Rege as inovações, a busca pelo aprimoramento e o inconformismo. Representa o início de um movimento. É o Orixá da fartura, da riqueza e do raciocínio pleno.

Oxaguian e Ogum possuem uma grande ligação. Enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxaguian fornece inteligência e vontade para vencer, ou seja, além do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos. Essa guerra não deve ser interpretada ao pé da letra, mas, sim, num sentido mais abrangente como, por exemplo, na luta pela sobrevivência. Lembrando que Oxaguian evita ao máximo o confronto, tentando sempre resolver os problemas de outra maneira, mas se os argumentos não adiantam, entram na guerra lutando até o final. Portanto este Orixá carrega, além do branco, as cores azul e vermelha.

Obatalá ou Orisanlá

É o mais velho dos Orixás, “O Grande Rei Branco”, “O Grande Orixá” ou “O Rei do Pano Branco” para os iorubás, criador do mundo, dos homens, animais e plantas.

É o pai de Oxalufan, que por sua vez é o pai de Oxa­guian. Tão grande e poderoso é Obatalá que não se mani­festa, sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade. Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte.

Data festiva:
25 de dezembro

Saudação:
Epá Babá, Exee Babá, Oxalá Yê Meu Pai.

Sincretismo religioso:
Jesus Cristo
Nosso Senhor do Bonfim (na Bahia, onde é padroeiro)

Cores:
Oxalá: branco, que é a cor que concentra todas as cores;
Oxalufan: branco e prata;
Oxanguian: branco com nuanças de azul ou vermelho

Oferendas:
Frutas, coco verde, mel, canjica, água mineral ou vinho branco.
em

Ponto de força
:
Todos os locais abertos, limpos e puros como praias, jardins, morros, matas.

Fonte do texto: Umbanda Carismática - Oxalá

Imagens: Aurilda Sanches - Postais Pau Brasilis. (Todos os direitos reservados à autora.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário